segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O legado humano perpetuado nas organizações


Os seres humanos são os únicos animais que tem consciência de que um dia irá morrer, por isso muitos vivem dentro de um paradoxo entre a transcendência ou imortalidade, e o fato de que nossos corpos irão perecer um dia, se tornando apenas carne em decomposição e futuramente ossos que um dia também desaparecerão. Dentro deste pensamento o homem tenta fazer parte de algo maior e mais perdurável do que ele mesmo, como quando se engaja em determinada cultura, sociedade, comunidade, corporação etc. ele está simplesmente tentando negar a sua existência mortal e findável, juntando-se a determinada organização que é maior do que ele mesmo e pode durar por gerações.
A medida que o indivíduo gasta sua força de trabalho, despendendo tempo em prol de uma organização, transformando ela no centro de seus esforços para ver o resultado em determinado produto, serviço etc. está apenas tentando convencer a si mesmo de que sua vida é real e tem significado. Por isso a questão da sobrevivência da organização é um tema tão relevante no mundo de hoje, porque não se trata apenas de sua continuidade mas sim da transcendência daqueles que dela fazem parte.
O ser humano tende sempre a tornar o que é complexo em algo simples. A própria organização burocrática é um reflexo disto, já que o que a burocracia com todas as suas regras, normas e leis faz é dividir as atividades e funções de cada indivíduo em algo claro e definido. A grande ilusão é que por tornar as coisas mais simples, criando a falsa ideia de conhecimento, controle e poder sobre algo e assim o ser humano cria a imagem de que maior e mais poderoso do que realmente é. Na verdade, se formos analisar a fundo pode-se ver que se conhece e controla muito pouco e que o ser humano é um organismo frágil que pode perecer sem nenhum aviso, morrendo sem deixar nenhum legado.
Algumas pessoas realmente conseguiram deixar seu nome e seu legado, alcançando a necessidade de sobrevivência e foram lembrados pelas gerações futuras pelas suas criações, ideias, habilidades etc. Henry Ford é um grande exemplo disto, tendo ido a falência diversas vezes antes de ter sucesso. Foi um grande inventor chegando a registrar 161 patentes nos Estados Unidos, foi o primeiro a implantar um sistema de produção em série, e popularizou o automóvel introduzindo-o no mercado de massa. É quase impossível não conhecer a sua assinatura, pois ela está estampada no logotipo da Ford Motor Company, empresa que fundou e que é uma das maiores montadoras de automóveis do mundo.
Outros casos de grandes empreendedores que deram seus nomes a marcas que hoje em dia são reconhecidas mundialmente, que foram imortalizados através do tempo, como o caso da gigante da tecnologia HP, que foi fundada pelos colegas da Universidade de Standford Bill Hewlett e Dave Packard. A empresa Alemã de equipamentos desportivos ADIDAS,cujo nome deriva do apelido de seu fundador Adolph“ADI” junto com a as iniciais de seu sobrenome Dassler, “DAS”. A marca de canetas esferográficas mais usadas no mundo e seu fundador Marcel Bich, que apenas suprimiu a letra H. As marcas de roupas Calvin Klein, Ralph Lauren e Tommy Hilfiger também são alguns exemplos de marcas que imortalizaram o nome de seus criadores, entra outras.

O fato é que tais personalidades não deram seus nomes para empresas atoa. Enquanto são feitas atividades que consomem tempo e energia para alcançar metas e objetivos que se tornam prioridade na vida, buscam dar significado a ela, para que transmita alguma informação para as pessoas, tanto no presente quanto para as gerações que ainda estão por vir, porque afinal não é isso que o ser humano sempre fez, dar significado a tudo que conhecemos?


Grupo: Heitor de Aguiar Cogo, Clério Santana, Breno Geron, Gustavo Forapani, Leonardo Silvério e Wagner Barbosa.

4 comentários:

  1. As organizações e suas imagens explícitas e implícitas, o homem e seu desejo de superioridade, poder e transcendência! Na minha opinião discorreram muito bem, gostei muito desde a escolha do título ao fim, parabéns ao redator!!

    ResponderExcluir
  2. Discorrem muito bem sobre o desejo de transcendência que nos seres humanos possuímos, e por isso buscamos sempre dar significado as coisas. Excelente texto, parabéns ao grupo.

    ResponderExcluir
  3. O texto se aprofundou na questão do legado humano de muitos em se perpetuar, seja até mesmo através de suas influências e decisões nos mais diversos grupo e diferentes modelos organizacionais, muito bom.
    Comentário: Diego Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. O texto se aprofundou na questão do legado humano de muitos em se perpetuar, seja até mesmo através de suas influências e decisões nos mais diversos grupo e diferentes modelos organizacionais, muito bom.
    Comentário: Diego Ribeiro

    ResponderExcluir