segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O Possível Fim das Abelhas


As abelhas são insetos que polinizam 70% da colheita que alimenta e veste os seres humanos, além disso, fornece mel, própolis, geleia real e até o seu veneno é utilizado como remédio para algumas doenças, como por exemplo, a artrite. Passamos por um problema atualmente que pode parecer simples, mas é muito mais complexo do que imaginamos: o possível fim das abelhas. Poderíamos pensar que a ausência das abelhas não nos afetaria em nada, mas isso é um imenso engano. Se pararmos para avaliar, a ausência das abelhas torna-se devastadora na vida dos seres humanos. Ainda não se sabe qual o real motivo da diminuição das abelhas, mas sabe-se quais são as consequências caso elas não existam mais. Uma hipótese para o acarretamento da diminuição das abelhas é o efeito estufa, o planeta está em constante mudança climática, fato que pode extinguir alguns seres vivos.

Outra hipótese para a morte das abelhas é o uso de pesticidas nas plantas, que mesmo sendo utilizados dentro dos níveis permitidos, pode causar o enfraquecimento das abelhas e torná-las vulneráveis a doenças. Foi cogitado também, que elas podem estar morrendo de fome, já que há um crescimento grande de plantações, as quais as plantas fornecem pouca quantidade de pólen. Dentre essas, existem várias outras opiniões sobre a causa da morte das abelhas, mas tudo isso é baseado em hipóteses, já que os cientistas e especialistas ainda não conseguiram descobrir nada concreto.

A diminuição em massa das abelhas iniciou-se na Europa e atingiu também os Estados Unidos, mas o problema pode ser visto em vários países, inclusive no Brasil e isso deve servir como alerta. Com a diminuição da polinização (ato onde as abelhas transportam os gametas masculinos de uma flor para os gametas femininos de outra flor ocasionando a fecundação) a produção de frutos, hortaliças, legumes, verduras, algodão é bastante prejudicada. Além disso, a produção de mel e própolis decresce, afetando alguns setores alimentícios e farmacêuticos. Foram feitas polinizações manuais como tentativa de solucionar o problema que a falta das abelhas pode nos causar, mas o procedimento é considerado inviável, já que é demorado, trabalhoso, o custo é alto e a eficiência não é a mesma.

Pode ser que nos países ricos e desenvolvidos uma máquina que conseguisse fazer a polinização resolveria o problema, mas essa máquina ainda não foi inventada e como provavelmente o custo para utilização de uma máquina dessas seja alto (caso existisse), não resolveria o problema dos países pobres que não teriam como custear algo, que ainda têm hoje de graça e de forma natural. Precisa ser feito algo o mais rápido possível, pois, caso não cheguem a uma solução do problema, não haverá abelhas suficientes para a polinização, o que causará uma grande devastação em nossas plantações. A ausência das abelhas mudaria totalmente a cadeia alimentar, com a falta de flores, frutos e legumes, as aves e os herbívoros, também seriam extintos, consequentemente os carnívoros, logo, os seres humanos. Outro agravante para a situação é que ainda não existem dados concretos sobre o que está causando esta diminuição das abelhas, logo, não chegaram a uma solução para esse grande problema. A luta pela sobrevivência das abelhas torna-se uma luta pela sobrevivência dos seres humanos, já que é irreparável a falta que elas nos fazem.

equipe Insights Cotidianos (Amanda Rezende Rodrigues, Cláudio Juneo R. Silva, Daiane Alice Pereira Araujo, Paula Crystina de Souza, Pricila Maria Tavares). 

9 comentários:

  1. O sumiço das abelhas com toda certeza mudaria todo um contexto social! Mas acredito que ainda tem muita gente que não consegue enxergar a gravidade das consequências! Bom texto

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o texto! E devemos olhar por esse lado "a sobrevivência das abelhas é a nossa sobrevivência", por isso devemos lutar para que as abelhas continuem a existir. Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir
  3. O fim das abelhas realmente impactaria de forma assustadora em nossas vidas. Infelizmente é apenas um, dos vários problemas causados pelo descaso com o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, o sumiço das abelhas não é uma coisa que estamos acostumados a pensar em nosso dia a dia, e pode nos afetar drasticamente. Parabéns ao grupo pela análise!

    ResponderExcluir
  5. Bom texto, pois explica a importância que as abelhas tem para nós seres humanos porque sem elas teremos tanto problemas econômicos quanto sociais

    Grupo: Angélica Santos, Ana Clara Nascimento, Anilto Carvalho, Virgílio Araújo, Diego Marcaccini, Samara Oliveira, Gabriel Monteiro

    ResponderExcluir
  6. O grupo conseguiu despertar para a importância das abelhas para nós. E podemos trazer isso para o estudo das organizações

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante o texto!
    Só nos damos conta da importância das abelhas perto do fim delas.

    ResponderExcluir
  8. Achamos tão simples a extinção de várias especies, que não afeta o meio a qual vivemos que é o urbano. Mas chegamos a conclusão por parte desse texto que não é assim, interessante o grupo escrever sobre esse tema que foi debatido em sala de aula...nos mostra a importância das abelhas e qual a gravidade seria se deixarem de existir.

    ResponderExcluir
  9. Efeitos em cadeia! O desaparecimento das abelhas levaria a um caos generalizado de uma forma nunca vista antes pela natureza. A polinização é algo natural que sempre ocorreu sem precisarmos fazer nada, mas agora está na hora do mundo acordar!
    Bom texto

    ResponderExcluir