segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Família Patriarcal



A família patriarcal é tipo de metáfora psíquica que é muito comum nas organizações de todo mundo, que são tipos de organização que tende ter como o homem o papel principal do líder dentro da organização, que tem como características analíticas e racionais, função na qual precisa ter comportamentos caracterizados no perfil dos homens com ser agressivo e direto, enquanto a mulher tem um papel de apoio dentro da organização.
Essa outra característica é a influencia do sexo masculino dentro organização vem da hierarquia da família patriarcal, que vem de geração em geração.Os valores da família patriarcal são hierarquizados como foi citado anteriormente é passado de geração em geração, assim trazendo características da família para a vida da organização que são passadas para o tipo de gestão, para os funcionários, para a estrutura da organização. Mas esse tipo de gestão patriarcal pode ter características que podem levar a organização a não ter uma evolução dentro e fora do ambiente da organização, pode ter uma acomodação no geral dos gestores.
 
Muitos consideram que a família patriarcal é machista, principalmente pelas mulheres que consideram que homem e as mulheres podem ter a mesma qualidade na eficiência que o homem quando se trata de ter que administrar uma organização, pois não acham justo que a hierarquia tenha que ser passado do pai para o filho, e sim que possa ser passado de pai para a filha ou da mãe para filha. Mas ninguém percebe que os fatores externos e a cultura já impregnam      da na sociedade tem a característica machista.

Pode se resumir que a família patriarcal organizacional tem uma semelhança como à evolução de uma família mesmo, de uma criança até a vida adulta. Pois na maioria dos casos de famílias patriarcais tem essa característica de evolução desde inicio quando vai começando a trabalhar com o pai sem saber nada como uma bebe, ai com o tempo vai criando uma experiência como uma criança vai criando uma autoridade, ai quando chega à fase da adolescência começa a ter uma maior responsabilidade, isso acontece na vida organizacional também você começa a ter responsabilidades que podem causar um maior impacto na vida da organização, quando você chega na vida adulta  como na vida e na organização você terá que tomar decisões que afetam diretamente no funcionamento da vida da organização, decisões que podem custar uma empresa a ir do sucesso ou ir diretamente para a falência.


Grupo: Daniela Ferreira, Gilberto Junior, Rafael Henrique, Rodrigo Ruas, Williane Souza.

2 comentários:

  1. Vemos claramente que essa metáfora psíquica é uma das mais presentes nas organizações brasileiras. A maioria das organizações são governadas por homens e, nas poucas que são governadas por mulheres, para que ela tenha chegado ao poder, apropriou-se de traços socialmente ditados como masculinos (racionalidade ao invés de intuição, seriedade e autoridade, entre muitos outros). A análise foi muito bem feita pelo grupo, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Dentre os assuntos mais citados durante as aulas, acredito que o da familia patriarcal seja o que reúne mais exemplos: nas empresas, nas propagandas de tv (onde na maioria gritante das vezes as mulheres aparecem apenas para exibir o corpo), nas escolas (onde a maioria das educadoras dão aula aos alunos (as) com baixa idade) e dentro dos lares onde as mulheres se dedicam as tarefas domésticas(e os homens não). Esse é um tema que deve ter mais atenção e o grupo mandou muito bem ao fazer um texto sobre ele.

    ResponderExcluir