segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Relações de poder



Poder e autoridade na sociedade atual é a relação entre pessoas, quando se fala em poder ou autoridade é necessário a existência de duas ou mais pessoas.
Para que uma relação de poder se concretize o chefe precisa possuir um meio para exercer o seu poder, podendo ser ideológico, ou seja, convencendo o subordinado por meio de uma ideia; o econômico, que usa de recursos econômicos para convencer o subordinado a fazer o que ele quer; ou o meio coercitivo, onde o chefe utiliza da coerção para atingir os seus objetivos.
O chefe precisa possuir pelo menos um desses três meios para atingir os seus objetivos, pois se não houver não vai existir uma relação de poder, mas o mais importante é o subordinado que é quem está sofrendo a ação precisa alterar o seu comportamento de acordo com a vontade do chefe, essa questão da alteração do comportamento é imprescindível para que se concretize a relação de poder, ou seja, é necessário que o subordinado queira fazer alguma coisa qualquer em um primeiro momento, mas sofre a influência do chefe e devido a essa influência do chefe ele deixa de fazer aquilo que ele queria e passa a fazer o que o chefe quer que ele faça.
As relações de poder estão presentes em todo relacionamento humano, o que quase sempre gera conflitos, ou seja é parte inerente da convivência. A tarefa do poder é servir e não se servir, desse ponto de vista, o poder tem que estar a serviço da vida e abundância, se ele se torna anulação, ele é um poder que serve a si mesmo, sendo maléfico, negativo,etc.
A autoridade ou poder legítimo determina que as pessoas sejam levadas a obedecer uma cadeia de comando, existindo uma hierarquia clara com relações bem definidas estabelecendo quem manda e quem obedece, quem detém o poder e quem deve segui-lo, quem é o líder e quem é o liderado. Uma das vantagens da autoridade é que seus resultados são rápidos, mandar que algo seja feito, não requer muitas explicações,ou seja, um manda e o outro obedece, não é preciso explicar porque algo deve ser feito nem porque deve ser feito de uma determinada maneira, além disso, passe-se a ter o poder legítimo em mão no exato instante em que ele é entregue, assim que se torna um líder passa-se a ter autoridade para dar ordens imediatamente.

Liderança é a capacidade de influenciar pessoas para que elas pensem ou ajam de uma forma específica, ter uma posição de liderança não significa necessariamente que se faz o uso correto dela, quando se age no sentido de fazer com que as pessoas sigam ideias, aí sim se exerce uma forma poder. Podemos então dizer que o poder é a liderança em ação.

Grupo: Ana Clara, Angélica, Anilto, Diego Marcaccini, Gabriel Carvalho, Samara, Virgílio.

2 comentários:

  1. Legal o texto! Cai bem para com o debate "Quem detém o poder na organizações. A quem o conhecimento e conceitos atuais de organização, realmente servem?". Importante para o debate em sala.

    ResponderExcluir
  2. É muito gratificante, interessante e até mesmo algo novo para os alunos essa oportunidade de tentar entender melhor sobre o que realmente acontece nas organizações. Sobre o texto: com certeza o poder está sendo muito mais utilizado no sentido de se auto servir, do que no sentido de servir a todos. Parabéns aos autores pelo texto.

    ResponderExcluir