Cultura é o conjunto de
crenças, costumes, princípios, hábitos, comportamentos, que cada pessoa traz
consigo. A cultura pode ser compartilhada entre grupos, ou quando falamos em
cultura organizacional, ela é compartilhada entre os funcionários de uma
organização. Toda empresa, independente de seu tamanho ou ramo de atuação,
possui sua cultura organizacional, que é formada a partir de suas necessidades.
Algumas vezes essa cultura não fica bem clara, o que pode atrapalhar no
desempenho da empresa e do funcionário, pelo fato de que o funcionário é orientado
para realizar suas tarefas a partir dessa cultura. Deixar claro quais são os
princípios e valores da organização é fundamental para a construção de um bom relacionamento
entre organização e funcionários. Ter uma cultura bem definida também causa uma
maior positividade no comportamento dos funcionários, o que provoca uma menor
rotatividade. Porém sabemos que assim como a organização possui sua cultura,
cada funcionário também possui a sua, e que quando os princípios de um não batem
com os princípios do outro isso pode gerar um problema. Um grande benefício da
cultura organizacional é que ela ajuda a prevenir conflitos internos e
problemas interpessoais, além de estar diretamente ligada ao desempenho e imagem
da organização. Dentro de uma organização pode haver vários grupos com culturas
distintas, porém juntando o conhecimento, costumes e crenças de todos, os
funcionários também podem contribuir para a formação de uma cultura
organizacional.
Ao escolher um emprego muitas pessoas avaliam
os princípios de uma organização antes de entrar na mesma, não basta apenas
analisar o cargo e os benefícios, é necessário também conhecer o ambiente em
que vai trabalhar, a visão e princípios da empresa. Por outro lado, a empresa
também deve analisar o perfil do funcionário antes de contratá-lo, para não ter
problemas futuros. Quando uma empresa resolve tomar uma postura que vai contra
os princípios da maioria, ela acabar se prejudicando e pode até não sobreviver
no mercado, e isso é o que chamamos de cultura fraca. Muitas das grandes
empresas possuem uma forte cultura organizacional, o que faz com que se
mantenham no mercado, mas isso não é o que acontece com a maioria das empresas,
que elaboram um discurso que nem sempre é o que colocam em prática.
De acordo com que a empresa evolui, ou muda
sua visão, a cultura dentro dela pode também se modificar. Quando uma
organização decide mudar sua cultura, ela precisa estar aberta a novas ideias,
precisa de um planejamento e também estar preocupada com a sua imagem. Muitos
gestores tentam ‘condicionar’ o comportamento de seus funcionários para que os
mesmos ajam de maneira a não ir contra os princípios da organização, porém não
é uma tarefa fácil tentar conciliar os princípios da empresa com os princípios individuais
de cada funcionário e ao mesmo tempo fazer com que a empresa atinja seus
objetivos. Por outro lado, se bem compreendido e executado os princípios da
organização, isso pode levar a bons resultados e um longo tempo de vida de uma
organização.
Grupo: Daniela Ferreira, Gilberto Alves, Williane Souza, Rafael Henrique e Rodrigo Ruas
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