segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

CULTURAS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO



Cultura é o conjunto de crenças, costumes, princípios, hábitos, comportamentos, que cada pessoa traz consigo. A cultura pode ser compartilhada entre grupos, ou quando falamos em cultura organizacional, ela é compartilhada entre os funcionários de uma organização. Toda empresa, independente de seu tamanho ou ramo de atuação, possui sua cultura organizacional, que é formada a partir de suas necessidades. Algumas vezes essa cultura não fica bem clara, o que pode atrapalhar no desempenho da empresa e do funcionário, pelo fato de que o funcionário é orientado para realizar suas tarefas a partir dessa cultura. Deixar claro quais são os princípios e valores da organização é fundamental para a construção de um bom relacionamento entre organização e funcionários. Ter uma cultura bem definida também causa uma maior positividade no comportamento dos funcionários, o que provoca uma menor rotatividade. Porém sabemos que assim como a organização possui sua cultura, cada funcionário também possui a sua, e que quando os princípios de um não batem com os princípios do outro isso pode gerar um problema. Um grande benefício da cultura organizacional é que ela ajuda a prevenir conflitos internos e problemas interpessoais, além de estar diretamente ligada ao desempenho e imagem da organização. Dentro de uma organização pode haver vários grupos com culturas distintas, porém juntando o conhecimento, costumes e crenças de todos, os funcionários também podem contribuir para a formação de uma cultura organizacional.
 Ao escolher um emprego muitas pessoas avaliam os princípios de uma organização antes de entrar na mesma, não basta apenas analisar o cargo e os benefícios, é necessário também conhecer o ambiente em que vai trabalhar, a visão e princípios da empresa. Por outro lado, a empresa também deve analisar o perfil do funcionário antes de contratá-lo, para não ter problemas futuros. Quando uma empresa resolve tomar uma postura que vai contra os princípios da maioria, ela acabar se prejudicando e pode até não sobreviver no mercado, e isso é o que chamamos de cultura fraca. Muitas das grandes empresas possuem uma forte cultura organizacional, o que faz com que se mantenham no mercado, mas isso não é o que acontece com a maioria das empresas, que elaboram um discurso que nem sempre é o que colocam em prática.
De acordo com que a empresa evolui, ou muda sua visão, a cultura dentro dela pode também se modificar. Quando uma organização decide mudar sua cultura, ela precisa estar aberta a novas ideias, precisa de um planejamento e também estar preocupada com a sua imagem. Muitos gestores tentam ‘condicionar’ o comportamento de seus funcionários para que os mesmos ajam de maneira a não ir contra os princípios da organização, porém não é uma tarefa fácil tentar conciliar os princípios da empresa com os princípios individuais de cada funcionário e ao mesmo tempo fazer com que a empresa atinja seus objetivos. Por outro lado, se bem compreendido e executado os princípios da organização, isso pode levar a bons resultados e um longo tempo de vida de uma organização. 


Grupo: Daniela Ferreira, Gilberto Alves, Williane Souza, Rafael Henrique e Rodrigo Ruas


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