Como é facilmente
percebido o poder faz parte de várias situações que vivenciamos no nosso
cotidiano. Essas relações servem como um instrumento regulador das relações
sociais e também como meio de dominação dos indivíduos. Ele geralmente é
exercido por um único indivíduo ou por um grupo que exerça maior influência
sobre os demais.
Trazendo essa relação de
poder para o meio organizacional, podemos perceber que o poder está ligado com a hierarquia existente e que essa relação é fortemente carregada de
processos de dominação, onde os mais fracos acabam sendo sujeitos aos
princípios impostos pelos mais fortes. Ainda podemos mencionar o poder como
sendo um dos mecanismos para a solução de muitos dos conflitos organizacionais.
Partindo da ideia de
dominação podemos perceber que o processo ocorre de diversas formas, ou seja,
não existe apenas uma forma de exercer poder sobre os outros. Essa dominação é
exercida por um indivíduo ou um grupo que possui a influência necessária.
O
tipo de poder mais comum que pode ser percebido é a autoridade formal, visto
que é o mais legitimo de todos. No campo organizacional temos esse tipo de
poder expresso na figura do gestor, que tem essa influência formalizada pela posição
hierárquica que a organização lhe oferece.
Um outro tipo de poder bastante
comum nas organizações é o uso das regras, das normas e da estrutura
organizacional, onde a organização formaliza mecanismos para que o poder seja
exercido de maneira mais fácil e coercitiva, fazendo com que os indivíduos
sejam algumas vezes forçados a ceder diante de certas situações.
O controle do poder de decisão também é uma
forma de exercer essa influência que é mais fácil de ser realizada porque não
dá a possibilidade de que aqueles que serão afetados interfiram na decisão a
ser tomada. Aquele que tem esse controle geralmente se preocupa com aquilo que
traz os resultados que precisa e com isso acaba deixando os interesses alheios de
lado e usa esse mecanismo para impor aos outros o que decide.
Uma outra forma que é importante
mencionar é o poder que se conquista quando se tem informação e conhecimento.
Aquele que possui esses dois fatores geralmente consegue exercer sobre os
outros a influência que deseja, na maioria das vezes de forma espontânea.
Além dessas formas de poder existem
muitas outras formas de poder que variam desde o uso dos recursos da empresa,
até o uso do poder que já se possui para conquistar mais. A conclusão que pode
ser tirada disso é que existem muitos tipos de poder, que podem ser vistos de
forma que um complementa o outro, de maneira a garantir que os objetivos da
organização sejam alcançados.
Grupo Adm-Id: Ana Carolina, Matheus Oliveira, Stefany Vieira
E dentro da organização podemos notar várias expressões e usos do poder, onde aquele que detém alguma característica, possui também poder e controle! Parabéns ao grupo pelo texto!
ResponderExcluirLegal o texto sintetiza bem os conceitos apresentados em sala. As organizações utilizam modelos ,onde o poder se encontra centralizado nas esferas superiores e utilizam sistemas de regras e deveres, que subjugam o valor dos seus colaboradores.
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