segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Cultura dentro das organizações

Sabemos que a cultura de uma forma geral pode ser entendida como um conjunto de padrões estabelecidos em uma sociedade. Quando nos referimos a padrões isso engloba: os costumes, crenças, ideologias, conhecimentos, leis e valores que acabam sendo um fator dominante no cotidiano. As organizações por sua vez, também tendem a seguir um padrão que será criado pelos componentes da organização, os quais criam seus próprios costumes, estabelecimento de regras, o reconhecimento de ideais, enfim, uma forma de pensar e agir que é diretamente influenciado pela cultura, no caso das empresas, uma cultura organizacional. A qual é conhecida pela mescla existente entra a cultura adquirida pelos trabalhadores na sociedade, no caso fora da empresa e pela cultura adquirida dentro da empresa.

Com a mescla existente na cultura organizacional temos a chamada diversidade cultural. Nesse caso existem as diferenças entre as culturas trazidas da sociedade para o ambiente organizacional. A diversidade trata das diferenças individuais das pessoas. Dentro da organização deve haver um bom gerenciamento dessas diferenças para que a diversidade traga vantagens competitivas a organização. Estudos sobre comportamento organizacional mostram que devem haver por parte dos administradores o desenvolvimento de habilidades e atitudes que ajudem a ter um bom relacionamento entre os funcionários e para que consigam motivá-los, nesse caso devem aprender a trabalhar com as variáveis usadas que são: raça, gênero, idade, atitudes sociais e estilos de vida, para que assim consigam também administrar os trabalhos em um ambiente diversificado. Para que a organização tenha êxito em gerenciar a diversidade cultural ela deve incentiva – lá. A respeito do assunto temos dois níveis em que uma organização pode se encontrar: a monocultura e a multicultural.

No nível monocultura há uma exclusão por parte da organização de forma explícita ou implícita o exclusão de minorias raciais, aqueles que possuem pouca expressão na hierarquia de poder dentro da sociedade. Já no nível multicultural a organização está mais envolvida com os grupos existentes nela. Nesse nível a empresa busca refletir as contribuições e interesses de todos os grupos e então os mesmos sendo majoritários ou minoritários passam a contribuir nas decisões da empresa seja através das normas comportamentais, de valores ou políticas. Quando a empresa se encontra nesse nível ela se esforça para evitar os preconceitos e parcialidades, pois os mesmo os limitam provocando a discriminação.

As tendências é que as organizações do futuro sejam formadas por um ambiente de negócio incerto, onde irão lhe dar com a complexidade e um cenário altamente competitivo, mais que nos dias atuais. Isso também impactará ainda mais nas diferenças individuais que já influenciam o comportamento das pessoas dentro das organizações o que acaba impactando na produtividade das mesmas. Portanto, é importante que as organizações passem a valorizar a diversidade cultural, a explorar as diferenças de uma forma positiva, procurando aplicar um sistema que mostre a importância da união das diferenças tanto pessoais como organizacionais para que possam melhorar a eficácia e aumentar a produtividade de uma forma geral. É necessário entender que independente da hierarquia todos dentro da organização são importantes para que haja evolução significativa tanto da organização, como de cada indivíduo.

Grupo: Ana Clara, Angélica Santos, Anilto Carvalho, Gabriel Carvalho, Samara Oliveira, Virgilio Araujo.

2 comentários:

  1. As diferenças estarão presentes na rotina de todos a todo o momento, e cabe as organizações identificar o que poderá ser positivo para elas de cada indivíduo e absorver isso para seus processos, isso também vale para os indivíduos que devem absorver os pontos positivos das organizações e utiliza-los para si. A diversidade é algo que jamais poderá ser considerado ruim, se fossemos todos iguais não haveria desenvolvimento!!

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  2. É claro a diversidade existente no contexto organizacional... Pessoas de diversas culturas, com vários costumes, crenças, valores. De fato, os gestores precisam saber lhe dar com essa diversidade para que essas diferenças sejam usadas a favor da empresa. O gestor deve estar preparado também para gerir conflitos, pois em um ambiente diverso pode haver o choque entre as culturas.

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