Sabemos que a cultura de uma
forma geral pode ser entendida como um conjunto de padrões estabelecidos em uma
sociedade. Quando nos referimos a padrões isso engloba: os costumes, crenças,
ideologias, conhecimentos, leis e valores que acabam sendo um fator dominante
no cotidiano. As organizações por sua vez, também tendem a seguir um padrão que
será criado pelos componentes da organização, os quais criam seus próprios
costumes, estabelecimento de regras, o reconhecimento de ideais, enfim, uma
forma de pensar e agir que é diretamente influenciado pela cultura, no caso das
empresas, uma cultura organizacional. A qual é conhecida pela mescla existente
entra a cultura adquirida pelos trabalhadores na sociedade, no caso fora da
empresa e pela cultura adquirida dentro da empresa.
Com a mescla existente na cultura
organizacional temos a chamada diversidade cultural. Nesse caso existem as
diferenças entre as culturas trazidas da sociedade para o ambiente
organizacional. A diversidade trata das diferenças individuais das pessoas.
Dentro da organização deve haver um bom gerenciamento dessas diferenças para
que a diversidade traga vantagens competitivas a organização. Estudos sobre
comportamento organizacional mostram que devem haver por parte dos
administradores o desenvolvimento de habilidades e atitudes que ajudem a ter um
bom relacionamento entre os funcionários e para que consigam motivá-los, nesse
caso devem aprender a trabalhar com as variáveis usadas que são: raça, gênero,
idade, atitudes sociais e estilos de vida, para que assim consigam também
administrar os trabalhos em um ambiente diversificado. Para que a organização
tenha êxito em gerenciar a diversidade cultural ela deve incentiva – lá. A
respeito do assunto temos dois níveis em que uma organização pode se encontrar:
a monocultura e a multicultural.
No nível monocultura há uma
exclusão por parte da organização de forma explícita ou implícita o exclusão de
minorias raciais, aqueles que possuem pouca expressão na hierarquia de poder
dentro da sociedade. Já no nível multicultural a organização está mais
envolvida com os grupos existentes nela. Nesse nível a empresa busca refletir
as contribuições e interesses de todos os grupos e então os mesmos sendo
majoritários ou minoritários passam a contribuir nas decisões da empresa seja
através das normas comportamentais, de valores ou políticas. Quando a empresa
se encontra nesse nível ela se esforça para evitar os preconceitos e
parcialidades, pois os mesmo os limitam provocando a discriminação.
As tendências é que as
organizações do futuro sejam formadas por um ambiente de negócio incerto, onde
irão lhe dar com a complexidade e um cenário altamente competitivo, mais que
nos dias atuais. Isso também impactará ainda mais nas diferenças individuais
que já influenciam o comportamento das pessoas dentro das organizações o que
acaba impactando na produtividade das mesmas. Portanto, é importante que as
organizações passem a valorizar a diversidade cultural, a explorar as
diferenças de uma forma positiva, procurando aplicar um sistema que mostre a
importância da união das diferenças tanto pessoais como organizacionais para
que possam melhorar a eficácia e aumentar a produtividade de uma forma geral. É
necessário entender que independente da hierarquia todos dentro da organização
são importantes para que haja evolução significativa tanto da organização, como
de cada indivíduo.
Grupo: Ana Clara, Angélica Santos, Anilto Carvalho, Gabriel Carvalho, Samara Oliveira, Virgilio Araujo.
Grupo: Ana Clara, Angélica Santos, Anilto Carvalho, Gabriel Carvalho, Samara Oliveira, Virgilio Araujo.
As diferenças estarão presentes na rotina de todos a todo o momento, e cabe as organizações identificar o que poderá ser positivo para elas de cada indivíduo e absorver isso para seus processos, isso também vale para os indivíduos que devem absorver os pontos positivos das organizações e utiliza-los para si. A diversidade é algo que jamais poderá ser considerado ruim, se fossemos todos iguais não haveria desenvolvimento!!
ResponderExcluirÉ claro a diversidade existente no contexto organizacional... Pessoas de diversas culturas, com vários costumes, crenças, valores. De fato, os gestores precisam saber lhe dar com essa diversidade para que essas diferenças sejam usadas a favor da empresa. O gestor deve estar preparado também para gerir conflitos, pois em um ambiente diverso pode haver o choque entre as culturas.
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