segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A Cultura no meio organizacional


No século XXI o conceito de cultura já se encontra plenamente difundido e abrange diversas situações do dia-a-dia. Podemos entender cultura como um conjunto de hábitos, conhecimentos e rituais que estão presentes em uma sociedade de forma abrangente afetando seus comportamentos.

Porém, o termo cultura possui vários outros significados. Podemos encontrar cultura em todas as situações do dia-a-dia, como por exemplo, em conhecimentos populares, nos hábitos diários, entre outros. Uma importante observação que também deve ser feita é a de que a cultura varia de um local para o outro.

E em relação ao meio organizacional não poderia ser diferente. Aqui passamos a designar esse importante conceito como Cultura Organizacional e para entende-la basta fazer uma breve análise do ambiente empresarial, observando comportamentos e situações que se tornaram rotineiras.

Portanto, Cultura Organizacional pode ser compreendida como o conjunto de conhecimentos, hábitos, rituais, diretrizes, maneiras de executar atividades, comemorações, missão, valores, entre outros fatores que formam a organização.

Podemos perceber claramente essa cultura no processo de integração de novos colaboradores nas empresas, onde são apresentadas as diretrizes da empresa, seu histórico, sua missão, etc.

Conforme já mencionado podemos perceber essa cultura na execução das tarefas. A maneira como os gestores ordenam a execução e a produtividade cobrada derivam da cultura com a qual a empresa trabalha, ou seja, de acordo com o ritmo que a empresa opera os funcionários irão operar.

Outro ponto afetado pela cultura organizacional é o comportamento dos funcionários que varia de acordo com o que essa cultura impõe a eles. Um clássico exemplo é o hábito de cumprimentar todos os colegas de departamento que pode ser percebido em algumas empresas.

Tem-se então que os rituais já praticados determinam os comportamentos e que todos aqueles que se inserem no meio organizacional passam a ter as mesmas praticas que os outros que ali já se encontram, absorvendo assim a cultura existente.

Passamos a enxergar a cultura organizacional como a identidade da empresa, pois todos os fatores acima citados contribuem para que cada organização se torne única, distinguindo ela das demais.

Mas não podemos enxergar esse tipo de cultura apenas como um conjunto de práticas que traz consigo boas práticas. Essa cultura pode também resultar em práticas que não são bem recebidas pelos que estão envolvidos nos procedimentos.

O mais clássico exemplo é o padrão que é cobrado dos operadores de telemarketing em centrais de atendimento, visto que nem sempre esses padrões são bem vistos mas fazem parte da empresa.

Enfim, a Cultura organizacional pode ser percebida como um processo de padronização de comportamentos e práticas dentro das empresas, que possui tanto aspectos positivos e negativos a ao qual todos os envolvidos se encontram sujeitos.


Grupo ADM-ID: Ana Carolina Rodrigues, Matheus Oliveira Santos, Natália Radmila, Stefany Vieira


2 comentários:

  1. Todos nós temos uma cultura que obtemos das experiências vividas ao longo de nossas vidas, ao ingressar em uma organização levamos um pouco de nossos hábitos,costumes,pensamentos para contribuir com a formação da cultura organizacional, mas concerteza a cultura individual dos fundadores das empresas e das pessoas que ocupam cargos de maior importância acabam por influenciar mais na cultura da empresa.

    Grupo: Anilto, Ana Clara, Angelica, Gabriel, Virgilio, Diego, Samara.

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  2. Além da diversidade cultural existente dentro das empresas, a organização em si também é um fenômeno cultural, que possui seus valores, normas, crenças. E realmente, a função é passar isso para seus funcionarios.

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