No século XXI o
conceito de cultura já se encontra plenamente difundido e abrange diversas
situações do dia-a-dia. Podemos entender cultura como um conjunto de hábitos,
conhecimentos e rituais que estão presentes em uma sociedade de forma
abrangente afetando seus comportamentos.
Porém, o termo cultura
possui vários outros significados. Podemos encontrar cultura em todas as
situações do dia-a-dia, como por exemplo, em conhecimentos populares, nos
hábitos diários, entre outros. Uma importante observação que também deve ser feita é a de que a cultura varia de um local para o outro.
E em relação ao meio
organizacional não poderia ser diferente. Aqui passamos a designar esse
importante conceito como Cultura Organizacional e para entende-la basta fazer
uma breve análise do ambiente empresarial, observando comportamentos e
situações que se tornaram rotineiras.
Portanto, Cultura
Organizacional pode ser compreendida como o conjunto de conhecimentos, hábitos,
rituais, diretrizes, maneiras de executar atividades, comemorações, missão,
valores, entre outros fatores que formam a organização.
Podemos perceber
claramente essa cultura no processo de integração de novos colaboradores nas
empresas, onde são apresentadas as diretrizes da empresa, seu histórico, sua
missão, etc.
Conforme já mencionado
podemos perceber essa cultura na execução das tarefas. A maneira como os
gestores ordenam a execução e a produtividade cobrada derivam da cultura com a
qual a empresa trabalha, ou seja, de acordo com o ritmo que a empresa opera os
funcionários irão operar.
Outro ponto afetado
pela cultura organizacional é o comportamento dos funcionários que varia de
acordo com o que essa cultura impõe a eles. Um clássico exemplo é o hábito de
cumprimentar todos os colegas de departamento que pode ser percebido em algumas
empresas.
Tem-se então que os
rituais já praticados determinam os comportamentos e que todos aqueles que se
inserem no meio organizacional passam a ter as mesmas praticas que os outros
que ali já se encontram, absorvendo assim a cultura existente.
Passamos a enxergar a
cultura organizacional como a identidade da empresa, pois todos os fatores
acima citados contribuem para que cada organização se torne única, distinguindo
ela das demais.
Mas não podemos
enxergar esse tipo de cultura apenas como um conjunto de práticas que traz
consigo boas práticas. Essa cultura pode também resultar em práticas que não
são bem recebidas pelos que estão envolvidos nos procedimentos.
O mais clássico exemplo
é o padrão que é cobrado dos operadores de telemarketing em centrais de
atendimento, visto que nem sempre esses padrões são bem vistos mas fazem parte
da empresa.
Enfim, a Cultura
organizacional pode ser percebida como um processo de padronização de
comportamentos e práticas dentro das empresas, que possui tanto aspectos
positivos e negativos a ao qual todos os envolvidos se encontram sujeitos.
Grupo ADM-ID: Ana Carolina Rodrigues, Matheus Oliveira Santos, Natália Radmila, Stefany Vieira
Todos nós temos uma cultura que obtemos das experiências vividas ao longo de nossas vidas, ao ingressar em uma organização levamos um pouco de nossos hábitos,costumes,pensamentos para contribuir com a formação da cultura organizacional, mas concerteza a cultura individual dos fundadores das empresas e das pessoas que ocupam cargos de maior importância acabam por influenciar mais na cultura da empresa.
ResponderExcluirGrupo: Anilto, Ana Clara, Angelica, Gabriel, Virgilio, Diego, Samara.
Além da diversidade cultural existente dentro das empresas, a organização em si também é um fenômeno cultural, que possui seus valores, normas, crenças. E realmente, a função é passar isso para seus funcionarios.
ResponderExcluir