A comunicação é qualquer processo de partilhar,
trocas de informações e de tornar algo comum, é através dela que nós seres humanos
fazemos questionamentos, expressamos nossos sentimentos e pensamentos.
Notamos
sua importância desde o princípio dos tempos, sendo ela uma ferramenta de
integração, instrução, troca mútua e desenvolvimento. Aprendemos a nos
comunicar desde o nosso nascimento, através de gestos, ruídos e olhares.
O
homem como um ser social necessita da comunicação para sua sobrevivência, nós
nos comunicamos para sermos reconhecidos e aceitos.
Todos
temos a capacidade de nos comunicar, até mesmo os que possuem alguma
deficiência que limite suas ações,sendo assim são criados métodos que possibilitam a elas a
comunicação para que as mesmas não sejam excluídas da sociedade, como no caso
dos deficientes auditivos que se comunicam através de sinais e o caso dos
deficientes visuais que se utilizam do método braile para se comunicar.
Existem
inúmeras formas de comunicação, além da linguagem podemos nos comunicar através
de gestos, escrita, música, esculturas, arte, etc.
Vimos
então que o ato de nos comunicar é essencial e de extrema importância em todos
os lugares e fases da nossa vida, agora entrando no contexto administrativo e
dentro das organizações.
As
organizações mais do que nunca estão focadas na administração de Recursos
Humanos, pois hoje os clientes estão cada vez mais exigentes e atualizados com
as acessibilidades das informações. Uma comunicação eficiente, ou seja, aquela
feita com credibilidade e comprometimento é sem qualquer sombra de dúvida, o
fator mais importante no sucesso de uma empresa.
Atualmente
uma empresa que possui uma má comunicação entre líderes e seus funcionários
está praticamente fadada ao fracasso, pois existem grandes riscos das relações sofrerem desgastes gerando agressões verbais e perda
de tempo com retrabalho, podendo gerar também mal entendimentos, suscetibilidades afetadas, perda de
motivação e estresse. Dessa forma, cabe aos gestores prestar atenção nas
mudanças da sociedade e enfrentar a competitividade e sobreviver as novas
exigências do mercado.
A
comunicação então quando insatisfatória ou mal feita dentro das organizações
gera insegurança, desmotivação e falta de comprometimento, ao contrário da
eficaz que reduz o esforço, conflitos e aumenta a produtividade.
E
assim, ao compreender-se a importância da Comunicação compreende-se o poder que
esta carrega, permitindo tomadas de decisões, troca de pensamentos, eficiência,
clareza, agilidade e melhor compreensão de ideias dentro das organizações.
Grupo: Ana Clara, Angélica Santos, Anilto Carvalho, Gabriel Carvalho, Samara Oliveira, Virgilio Araujo.
A comunicação é o que produz cultura, é muito importante desde sempre, gostei do exemplo de comunicação através da música, arte. Parabéns ao grupo!
ResponderExcluirConcordo com a Ingrid, essa parte de ligar a cultura a musica e a arte é muito interessante, ai podemos relacionar outros fatores também, como os costumes e as crenças, mas o resultado final sempre será a característica única de cada povo! Ótimo texto.
ResponderExcluirRealmente, a comunicação é de extrema importância! É muito difícil as coisas fluir se não houver comunicação e troca de informações... É nesse sentido que vemos a relevância da comunicação no contexto organizacional.
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