segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A importância da comunicação

A comunicação é qualquer processo de partilhar, trocas de informações e de tornar algo comum, é através dela que nós seres humanos fazemos questionamentos, expressamos nossos sentimentos e pensamentos.


Notamos sua importância desde o princípio dos tempos, sendo ela uma ferramenta de integração, instrução, troca mútua e desenvolvimento. Aprendemos a nos comunicar desde o nosso nascimento, através de gestos, ruídos e olhares.

O homem como um ser social necessita da comunicação para sua sobrevivência, nós nos comunicamos para sermos reconhecidos e aceitos.

Todos temos a capacidade de nos comunicar, até mesmo os que possuem alguma deficiência que limite suas ações,sendo assim são criados métodos que possibilitam a elas a comunicação para que as mesmas não sejam excluídas da sociedade, como no caso dos deficientes auditivos que se comunicam através de sinais e o caso dos deficientes visuais que se utilizam do método braile para se comunicar.

Existem inúmeras formas de comunicação, além da linguagem podemos nos comunicar através de gestos, escrita, música, esculturas, arte, etc.

Vimos então que o ato de nos comunicar é essencial e de extrema importância em todos os lugares e fases da nossa vida, agora entrando no contexto administrativo e dentro das organizações.

As organizações mais do que nunca estão focadas na administração de Recursos Humanos, pois hoje os clientes estão cada vez mais exigentes e atualizados com as acessibilidades das informações. Uma comunicação eficiente, ou seja, aquela feita com credibilidade e comprometimento é sem qualquer sombra de dúvida, o fator mais importante no sucesso de uma empresa.

Atualmente uma empresa que possui uma má comunicação entre líderes e seus funcionários está praticamente fadada ao fracasso, pois existem grandes riscos das relações sofrerem desgastes gerando agressões verbais e perda de tempo com retrabalho, podendo gerar também mal entendimentos, suscetibilidades afetadas, perda de motivação e estresse. Dessa forma, cabe aos gestores prestar atenção nas mudanças da sociedade e enfrentar a competitividade e sobreviver as novas exigências do mercado.

Além dos recursos humano a organização pode usar a comunicação como uma ferramenta de marketing para incrementar o processo gerencial, integrando modelos de estratégia e persuasão para trabalhar os pontos externos, ou até internos da empresa.

A comunicação então quando insatisfatória ou mal feita dentro das organizações gera insegurança, desmotivação e falta de comprometimento, ao contrário da eficaz que reduz o esforço, conflitos e aumenta a produtividade.

E assim, ao compreender-se a importância da Comunicação compreende-se o poder que esta carrega, permitindo tomadas de decisões, troca de pensamentos, eficiência, clareza, agilidade e melhor compreensão de ideias dentro das organizações.

Grupo: Ana Clara, Angélica Santos, Anilto Carvalho, Gabriel Carvalho, Samara Oliveira, Virgilio Araujo. 

3 comentários:

  1. A comunicação é o que produz cultura, é muito importante desde sempre, gostei do exemplo de comunicação através da música, arte. Parabéns ao grupo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Ingrid, essa parte de ligar a cultura a musica e a arte é muito interessante, ai podemos relacionar outros fatores também, como os costumes e as crenças, mas o resultado final sempre será a característica única de cada povo! Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a comunicação é de extrema importância! É muito difícil as coisas fluir se não houver comunicação e troca de informações... É nesse sentido que vemos a relevância da comunicação no contexto organizacional.

    ResponderExcluir