segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Criação e manutenção da Cultura organizacional



Através dos estudos podemos perceber a cultura organizacional como um padrão de comportamentos e rituais que existem dentro da organização e que influência muitos dos acontecimentos diários das empresas. Além disso, o conceito abrange vários outros aspectos. Resta agora compreender a formação dessa cultura e se o meio externo exerce alguma influência sobre sua formação e manutenção.
O processo de formação de uma organização se dá dentro de sociedades e como é de se esperar dentro de uma cultura. Essa cultura por sua vez influência os indivíduos que participam da formação dessas empresas e que desde o início carregam consigo preceitos e ideias que vão moldando as diretrizes da organização.
Temos então que a cultura predominante é o molde para a formação da cultura organizacional. É um “reflexo” do ambiente externo. Daí vão surgindo práticas que se tornam rotineiras e que se lapidam no decorrer do tempo.

Loja típica no oriente
Observando empresas de vários locais do mundo compreendemos de maneira visível que o seu funcionamento, a estrutura física, o quadro funcional e outros fatores dependem dos costumes locais. Tal raciocínio se torna de fácil percepção se compararmos empresas do oriente e do ocidente.
Surge porém, uma dificuldade quando uma empresa de um país se instala em outro. Ela traz consigo uma cultura que em algumas vezes se choca com a que predomina nesse local.
Daí a necessidade de adaptar seus processos para se enquadrar nesse novo contexto ou então moldar os envolvidos para se adaptarem a cultura que a empresa já carrega consigo mesma. Um exemplo desse tipo de adaptação é o do McDonald’s que modifica seu cardápio de acordo com a localidade das suas lojas. Fica evidente então que fatores externos influenciam a Cultura organizacional.
            Ainda dentro desse assunto e se levando em conta o mundo globalizado e tecnológico em que vivemos temos outro fator que se torna importante: a mudança que deve ser realizada na cultura organizacional na medida em que o ambiente externo muda, sendo que essa atitude torna se vital para a sobrevivência da empresa.
Sendo assim, os gestores devem estar atentos ao seu redor e buscar formas de mudar o ambiente organizacional sempre que necessário por mais difícil que seja mudar um padrão já seguido por todos.
Mas será que as empresas seguem esse preceito? Como elas encaram essa questão? Até onde a cultura organizacional se torna benéfica se levado em conta as mudanças externas? Cabe aqui aos gestores uma profunda analise e reflexão sobre as práticas que adotam.



 Grupo ADM-ID: Ana Carolina Rodrigues, Matheus Oliveira Santos, Natália Rádmila, Stefany Vieira.


Um comentário:

  1. Muito interessante o texto! E realmente as mudanças são necessárias, infelizmente a gente percebe o quanto é difícil que elas aconteçam!! Parabéns ao grupo.

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