sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Qual a visão das organizações de seu ambiente de inserção?

Já parou pra pensar que as organizações devem analisar friamente o ambiente onde pretendem se estabelecer, e até mesmo as mudanças dos ambientes dos quais já estão inseridas? Nós acabamos tendo uma visão particular e também uma interpretação particular das organizações que nos rodeiam, mas, será que em algum momento paramos para refletir sobre a visão das organizações quanto a seus “usuários” e o seu “ambiente de inserção”?


Para uma empresa, ou organização, a inserção em um determinado ambiente é muito mais complexa do que podemos imaginar, diversos fatores devem ser analisados antes que a decisão de inserção seja tomada. Nossa visão de uma organização é geral, veremos somente qual a função dela dentro da sociedade e se poderemos, então, usufruir de seus benefícios ou não. Já para a organização, de modo geral, a análise ambiental é bem diferente, pois serão analisados aspectos individuais das pessoas que compõem aquele determinado ambiente social. Assim, existirão diversas características particulares dos indivíduos, que as organizações devem saber atingir, de forma a conseguir a maior quantidade de usuários possíveis. Cabe a ela se manter atrativa e interessante para que possa garantir sua sobrevivência.

Olhando assim pode parecer fácil, basta oferecer para o público algo atrativo e que se mantenha necessário por tempo indeterminado para atrair mais e mais usuários, mas, é importante lembrar que diversas estratégias são empregadas antes de se inserir uma organização em determinado contexto social. Entretanto, só isso não é suficiente, é necessário que o ambiente seja favorável e que as pessoas não percam o interesse do bem ou serviço oferecido pela entidade, deste modo, o que talvez ainda nem fosse conhecido pelas pessoas que agora estão consumindo aqueles recursos, se torne tão necessário para elas, que acabe se tornando parte da rotina. A consolidação da inserção se dará quando as pessoas passarem a não se lembrar mais de como era não ter aquilo em suas rotinas.

Vivemos um momento muito propício para o surgimento de novas estratégias e negócios de mercado, basta os novos ou até mesmo os antigos investidores buscarem inovação e coisas até então impensada por outras pessoas, mas, que possam ser não só úteis como também necessárias. Atualmente, estamos muito acostumados a ter tudo em tempo real, não se pode haver nenhuma espera, o investimento em serviços mais ágeis pode trazer uma vantagem competitiva para as empresas. Deve-se aproveitar o momento de consumo desvairado das pessoas, para implementar ações que garantam a empresas inovadores um lugar no mercado, o que não se deve fazer é utilizar serviços que possam ser prejudiciais as pessoas que os utilizarão.

Podemos dizer, então, que a análise do ambiente de inserção das organizações é o que irá garantir sua sobrevivência, deve se inserir em seus usuários a cultura da empresa, de modo a garantir com que os serviços ou bens oferecidos por esta, sejam benéficos a população e que não se utilize da má fé para garantir o seu sucesso no mercado.



Grupo: Bruna Kerolayne, Daniel Pinheiro, Débora Medeiros, Igor Silva, Ingrid Souza, Marcel Camargos.

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