Já parou pra pensar que as organizações devem analisar
friamente o ambiente onde pretendem se estabelecer, e até mesmo as mudanças dos
ambientes dos quais já estão inseridas? Nós acabamos tendo uma visão particular
e também uma interpretação particular das organizações que nos rodeiam, mas,
será que em algum momento paramos para refletir sobre a visão das organizações
quanto a seus “usuários” e o seu “ambiente de inserção”?
Para uma empresa, ou organização, a inserção em um
determinado ambiente é muito mais complexa do que podemos imaginar, diversos
fatores devem ser analisados antes que a decisão de inserção seja tomada. Nossa
visão de uma organização é geral, veremos somente qual a função dela dentro da
sociedade e se poderemos, então, usufruir de seus benefícios ou não. Já para a
organização, de modo geral, a análise ambiental é bem diferente, pois serão
analisados aspectos individuais das pessoas que compõem aquele determinado
ambiente social. Assim, existirão diversas características particulares dos
indivíduos, que as organizações devem saber atingir, de forma a conseguir a
maior quantidade de usuários possíveis. Cabe a ela se manter atrativa e
interessante para que possa garantir sua sobrevivência.
Olhando assim pode parecer fácil, basta oferecer para o
público algo atrativo e que se mantenha necessário por tempo indeterminado para
atrair mais e mais usuários, mas, é importante lembrar que diversas estratégias
são empregadas antes de se inserir uma organização em determinado contexto
social. Entretanto, só isso não é suficiente, é necessário que o ambiente seja
favorável e que as pessoas não percam o interesse do bem ou serviço oferecido
pela entidade, deste modo, o que talvez ainda nem fosse conhecido pelas pessoas
que agora estão consumindo aqueles recursos, se torne tão necessário para elas,
que acabe se tornando parte da rotina. A consolidação da inserção se dará
quando as pessoas passarem a não se lembrar mais de como era não ter aquilo em
suas rotinas.
Vivemos um momento muito propício para o surgimento de novas
estratégias e negócios de mercado, basta os novos ou até mesmo os antigos
investidores buscarem inovação e coisas até então impensada por outras pessoas,
mas, que possam ser não só úteis como também necessárias. Atualmente, estamos
muito acostumados a ter tudo em tempo real, não se pode haver nenhuma espera, o
investimento em serviços mais ágeis pode trazer uma vantagem competitiva para
as empresas. Deve-se aproveitar o momento de consumo desvairado das pessoas,
para implementar ações que garantam a empresas inovadores um lugar no mercado,
o que não se deve fazer é utilizar serviços que possam ser prejudiciais as
pessoas que os utilizarão.
Podemos dizer, então, que a análise do ambiente de inserção
das organizações é o que irá garantir sua sobrevivência, deve se inserir em
seus usuários a cultura da empresa, de modo a garantir com que os serviços ou
bens oferecidos por esta, sejam benéficos a população e que não se utilize da má
fé para garantir o seu sucesso no mercado.
Grupo:
Bruna Kerolayne, Daniel Pinheiro, Débora Medeiros, Igor Silva, Ingrid Souza,
Marcel Camargos.
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