A
sociedade atual possui empresas com diversas habilidades específicas de gestão
onde se enquadram as Organizações Tradicionais e Organizações Modernas. Com o
decorrer dos anos as empresas tradicionais e familiares começaram a se adaptar
à flexibilidade incentivando a criatividade para ter lugar no mercado de
trabalho.
Para
entender melhor sobre cada organização é importante citarmos suas
características. Na Organização Tradicional temos uma estrutura hierárquica, com
funções e departamentos isolados, tudo muito centralizado. Essa forma de gestão
tem como foco o máximo controle e comando. Os funcionários não são autogeridos,
são a todo o momento controlado por superiores. Uma característica muito forte
também é que a empresa exige que o funcionário leve o trabalho como meta de
vida, cobra lealdade. Mesmo frisando oferecer segurança e benefício salarial, a
mudança não é incentivada. Sabemos que atitudes assim não são suficientes. Esse
tipo de gestão dava resultado sem sombra de dúvidas, porém não havia a
preocupação com o bem-estar do funcionário.
Neste tipo de organização a empresa age como
se o funcionário necessitasse apenas de recompensas salariais, mas nem todos visam
somente o dinheiro. Sem investir em benefícios para uma qualidade de vida fora
da empresa chegará a certo ponto que ele não se sentirá satisfeito e procurará
outra empresa que o trate como ser humano e não como uma máquina. Está claro
nos dias de hoje que o empregado busca trabalhar em uma empresa que lhe dê
qualidade de vida, segurança, uma boa remuneração e que lhe proporcione
intimidade com a empresa. A partir dessa visão, com o decorrer dos anos as
empresas tradicionais foram se adaptando a esse desejo tornando-se assim
modernas ou diríamos até empreendedoras.
As Organizações modernas trazem como característica uma
estrutura não hierárquica, ou seja horizontal, igualitária e com um sistema
estrutural mais flexível quando comparado com as instituições tradicionais.
Seus valores também se distinguem, pois como instituição com perfil
empreendedor, visam inovações e criatividade de todos os seus colaboradores, dando
mais autonomia nas decisões a serem tomadas. Como consequência positiva ela
possui maior rapidez de resultados e melhor resposta aos seus clientes.
Portanto é importante focar na forma de gestão moderna, pois
cada empresa possui uma cultura diferente, processos, rotinas, padrões de
excelência, mas o mercado necessita que ela possua um diferencial competitivo.
Se adaptando, sendo flexível com as ideias e valores de seus funcionários, as
empresas conseguirão ter um resultado mais fácil e contar com a colaboração de
todos os envolvidos em suas operações.
Equipe: INSIGHTS COTIDIANOS (Amanda Rezende Rodrigues, Cláudio Juneo R. Silva, Daiane Alice Pereira Araujo, Paula Crystina de Souza, Renato Saraiva Júnior).
Muito boa abordagem do tema!!! No entanto, ainda defendo a tese de que a liberdade, a ideia de flexibilidade e participação que é dada ao trabalhador da chamada "organização moderna" é mais uma forma de dominação e uma nova estratégia que as empresas perceberam de obter mais lucro e explorar mais ainda o funcionário. Na verdade, o que menos importa para a empresa é o bem estar do trabalhador e sua satisfação, pois isso vem atrelado à resultados, ou seja, enquanto estiver sendo lucrativo para empresa, ela continuará investindo em qualidade de vida do seu trabalhador. Ademais, não podemos confundir essa falsa participação com uma linha igualitária e não hierárquica. Parabéns ao grupo pela oportunidade de discussão que o texto nos proporciona!!!
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