segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Reflexão Sobre as Organizações e seus Brinquedos e Ursinhos de Pelúcia.

Uma das prisões psíquicas citadas no capítulo 7 do livro Imagens da Organização – Gareth Morgan, é a das Bonecas e Ursinhos e Pelúcia, que ocorrem com grande frequência em muitas organizações, podendo ser apresentado como exemplo o ponto comercial onde a empresa está instalada, que já não é mas atrativo, ou um modelo de produção que se tornou obsoleto, ou até algum funcionário que possui um relacionamento muito próximo com a corporação, porém não vem mostrando resultados satisfatórios dentro da empresa estes são exemplos claros, e que vemos muito no nosso cotidiano, no qual afetam de forma negativa milhares de empresas em todo o mundo


Podemos dar exemplos reais e famosos de empresas que faliram por estes motivos, como por exemplo a empresa Kodak, que já foi símbolo do capitalismo norte-americano, criada por George Eastman, inventor do filme fotográfico. O primeiro produto da Kodak nos Estados Unidos foi a câmara Brownie, lançada em todo o mundo, a um dólar, em 1900.

Infelizmente o grande “apego” as câmeras de filme a qual era líder de mercado, não fez ela “abrir os olhos” para a nova tecnologia das câmeras digitais, que vinha chegando a todo vapor, a demora da transição da câmera de filme para a câmara digital, forçou a empresa declarar sua falência.
Neste exemplo fica óbvio a questão que as antigas câmeras de filmes fotográficos, era como apresentado no livro o seu “ursinho de pelúcia” e este apego levou lamentavelmente a sua falência.

Bem, o que devemos refletir agora quais técnicas poderiam serem adotadas e colocadas em prática para que este tipo de prisão psíquica, não aconteça?

No meu ponto de vista, precisamos primeiramente auto reconhecer que apegamos de fato a certo objeto, e que ele se tornou nosso “brinquedo preferido” no caso de uma organização isso poderá ser o local onde ela está instalado, que já não suporta fisicamente a empresa, ou a tecnologia, a qual usa já está obsoleta (que foi o caso da Kodak), ou até o funcionário que trabalha na empresa, no qual já não possui uma produtividade adequada, mas por questões de um relacionamento próximo com o colaborador, ficam com dó de dispensar o mesmo.

Depois do reconhecimento da existência deste apego emocional, e necessário fazer uma reflexão sobre o problema, fazendo-se algumas perguntas a respeito da situação e assim com as respostas adquiridas neste processo, obter resultados que levam a solução deste problema, e assim não provocando prejuízos e em casos mais extremos a falência da organização.


                                                                            
                                                                                       
                                                                                           Postado por Grupo Thinking in Management

7 comentários:

  1. Realmente algumas empresas possuem grande apego á velhas práticas, ou qualquer outro tipo de situação! Ótimo exemplo para abordar sobre este tema! Parabéns ao grupo!

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  2. Esse ursinho de pelúcia saiu caro de mais para a Kodak... Conheço empresas que poderiam abrir uma loja de brinquedos, devido a tantos artefatos de estimação em sua vivência organizacional.

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  3. As empresas para conseguirem se manter no mercado tem que aprender a se desapegar a velhos hábitos, principalmente quando estes hábitos estão ligados a entrada de novas tecnologias, para que elas não terminem como a Kodak.

    Grupo : Angélica Santos, Ana Clara, Anilto Carvalho, Gabriel Carvalho, Diego Marcaccini, Samara Olivera e Virgilio Araujo .

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  4. Muitas empresas se apegam a velhos hábitos e com isso perdem novas oportunidades. Bela abordagem do grupo.

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  5. Várias empresas possuem ursinhos de pelúcia dentro da sua organização, pode ser por posicionamento da marca ou apenas por gostar do produto, mas o q as empresas não podem fazer é tratar este produto que não está trazendo lucro ou algum tipo de benéfico como carro chefe da empresa, gastar recursos com os mesmos apenas por terem sentimento.

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  6. A abordagem é muito interessante e nos faz entender como uma empresa que se apega a certos hábitos pode se dar mal. Ótimo tema escolhido pelo grupo!!!

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  7. Achei bem interessante o exemplo dado pelo grupo que é a empresa kodak, na qual era uma empresa referência quando se falava de câmeras de foto,e hoje sumiu devido ao fato de não acompanhar a tecnologia.

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