segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Organizações como sistema politico

Quando as organizações são citadas como sistema políticos, tem-se um interesse em saber como as organizações funcionam no seu dia-a-dia e também na criação da orientação entre os interesses daqueles que pertencem a organização. Dentro desse sistema é comum vermos a utilização da autoridade e a influência para manipular os empregados, existe outras denominações para as organizações no sistema político como: autocrática, burocrática, tecnocrática, de co-gestão, democracia representativa e democracia direta, essas representam um significado diferente de organizações e o que define o que a organização ira se encaixar é a sua realidade organizacional em que foi criada ou da sua natureza organizacional.
  

Bom cada uma dessas denominações representam um significado e uma definição da organização, a autocracia é quando na organização existe um grupo ou uma pessoa que detém de poder e de privilégios; na burocracia a organização tem suas bases nas suas leis; a tecnocrática é quando dentro da organização a regra é feita através de habilidades e conhecimentos; na organização de co-gestão é   quando grupos com visões diferentes se juntam visando interesses mútuos, a democracia representativa é quando alguns membros são escolhidos para representar o outro e a democracia direta é quando cada um tem direito de governar e ter suas decisões.

Como se dá a criação dessas denominações na organização? Bom, algumas dessas denominações são criadas a partir de quando a organização está nascendo como por exemplo na autocracia onde o poder pode estar junto com o criador da empresa ou de um pequeno grupo já outras podem vim ao decorrer do crescimento da empresa que é o caso da burocracia pois com o crescimento da empresa surgem normas ou regras que embasam a empresa, outras irão surgir de acordo com habilidades e conhecimentos específicos englobando assim a tecnocracia, outras atendem a uma necessidade da empresa em escolher alguém ou de se juntar para realizar interesses comuns, assim quando na empresa precisa escolher alguém ou algum grupo para ser o representante de outros temos a criação da democracia representativa e isso se parece com a democracia direta que ocorre através da situação onde todos tem direito de governar e a co-gestão na empresa ocorre através da criação de uma situação onde grupos diferentes precisam se unir parar ter um mesmo objetivo.
Portanto é importante que o gestor consiga entender a denominação que a organização está inserida e tentar inserir os seus funcionários nela, pois assim será mais fácil de aplica-la e de fazer com que o funcionário entenda a situação que ele está inserido

Grupo : Ana Clara, Angélica, Anilto, Diego, Gabriel, Samara, Virgillio

2 comentários:

  1. Grande parte das organizações na sociedade moderna ainda permanecem, em um modelo basicamente aristocrático, onde poucos detém o real poder nas organizações. porém observamos que atualmente mais organizações estão adotando modelos democráticos, agora se esses realmente são abertos é outra história.

    ResponderExcluir
  2. Tema bastante importante para ser abordado pois a maioria das empresas multinacionais detém o real poder da economia, pois conseguem dominar o mercado e deixar que outras empresas tentem competir com elas é consequentemente tem o poder em mãos.

    ResponderExcluir