segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Globalização e diversidade cultural



            Os avanços ocorridos nos campos da comunicação e da tecnologia, nas últimas décadas, trouxeram inúmeras mudanças à vida do homem. Particularmente, a internet tem revolucionado o modo de viver das pessoas, visto sua grande capacidade de espalhar o conhecimento e a informação, além de conseguir "conectar" as pessoas dos lugares mais distantes do mundo. O planeta, que até pouco tempo parecia tão grande, hoje pode ser visto como uma aldeia, na qual todos se conhecem.
            Em outras palavras, temos hoje que a globalização realmente aproxima os indivíduos, fazendo com que as diversas culturas passem a se misturar. Esse choque cultural pode gerar diferentes reações, como prazer e aceitação, em alguns casos, e desconforto, preconceito e conflitos, em outros. Querendo ou não, a diversidade cultural cada vez mais se torna uma realidade, basta olharmos para as antigas tribos indígenas. Quantas delas ainda vivem isoladamente, preservando sua cultura, seus hábitos, rituais, valores, tipos de vestimenta e de alimentação? Quase nenhuma. O avanço tecnológico faz com que o homem queira expandir seus horizontes, seus domínios, nem que para isso ele precise acabar com a cultura do próximo.
            Outro fenômeno que ocorre em consequência da globalização crescente é o surgimento da cultura de massa, ou indústria cultural. Trata-se forte disseminação de ideias, pensamentos, comportamentos, produtos (roupas, celulares, carros, comidas, bebidas, etc.) que passam a comandar a vida da maioria das pessoas. O "estilo de vida" que é aceito como correto e desejável. Errado é quem não o segue. Em outros termos, pode-se dizer que a indústria cultural é apenas a expressão mais clara do capitalismo na sociedade moderna, ou seja, uma forma de alienação quase inevitável.
            Os veículos de comunicação são os responsáveis pelo processo. Televisão, rádio, cinema, revistas e, principalmente, a internet são capazes de romper quaisquer barreiras, chegando a praticamente todo lugar do globo.
            É claro que não podemos pensar, porém, que a globalização trouxe apenas problemas. Muito pelo contrário. Os benefícios e oportunidades criados são inúmeros. A comunicação por si só, se mostra um elemento muito valioso. Hoje podemos saber o que está acontecendo em qualquer país do mundo, em tempo real, assim como podemos conversar com um familiar ou amigo tão distante. Tudo isso devido aos avanços dos meios de transporte: outra vantagem da globalização e do desenvolvimento tecnológico. Pode-se citar também o caso da medicina, por exemplo, outra área de estudo que usufrui bastante das oportunidades trazidas pela globalização. Cientistas, médicos e laboratórios compartilham informações e pesquisas com enorme velocidade, o que sem dúvida é um grande benefício. As faculdades e seus estudantes também se beneficiam neste processo, fazendo intercâmbio de cultura e conhecimento. E assim por diante...
            Em suma, o rompimento das barreiras mundiais, o mundo conectado no qual vivemos oferece-nos grandes oportunidades. Sabendo usá-las, todos saem ganhando. Já que esta não é a realidade, entretanto, tente ao menos fazer sua parte.



Grupo: Heitor de Aguiar Cogo, Gustavo Forapani, Wagner Rodrigues, Breno Geron, Clério Santana e Leonardo Silvério.

Um comentário:

  1. A internet tem o poder de nos transformar, e de forma muito rápida. Com os avanços é necessário a adaptação imediata. Bom texto

    ResponderExcluir